contato@cirurgiabariatricaconvenio.com.br

Logo Cirurgia Bariátrica Convênio
Logo Cirurgia Bariátrica Convênio
Linha de divisão
11

3262-2404

11

99535-1881

Rua Abilio Soares, 250


6º andar - Paraíso - São Paulo

Rua Tupi, 535


2º Andar - Higienópolis - São Paulo
[Cirurgia_Bariatrica]__Sleeve_-_Aca_be_com_as_suas_dúvidas

_SAúde

Sleeve: Acabe com as suas dúvidas.

A Cirurgia Bariátrica compreende diversas variantes técnicas e cada uma é indicado para um determinado tipo de paciente. Um dos métodos que vem ganhando mais adeptos nos últimos 10 anos é o Sleeve.

Forma de realização

O método Sleeve é realizado normalmente através de videolaparoscopia, portanto, não é uma cirurgia com corte grande, mas com cinco pequenos cortes entre 5 e 10mm, o que já diminui uma série de riscos e complicações.

Neste procedimento, ocorre a retirada de grande parte do estômago, em torno de 70% a 80%, restando uma pequena parte dele em formato vertical, semelhante a um cilindro, por isso o nome de gastrectomia vertical.

Como ocorre o corte e remoção de grande parte do estômago do paciente, esse método de bariátrica é irreversível. Portanto, é importante que o paciente e a equipe médica se certifiquem de que ele é mesmo o ideal para o caso em questão.

Principais vantagens

Uma das principais vantagens é que, com essa cirurgia, a deficiência de vários nutrientes no organismo é observada menos frequentemente. São eles:

  • Zinco;
  • Cálcio;
  • Ferro;
  • Vitaminas do complexo B.

Isso é possível pois não há exclusão do duodeno do trânsito alimentar, o que garante que o organismo não perca a absorção desses nutrientes. Apesar disso, ainda é necessária a suplementação com vitaminas após a cirurgia, embora com uma dose menor.

Além disso, a cirurgia não requer manipulação do intestino, o que torna o procedimento mais rápido e a recuperação mais simples.

Pode não dar certo?

Qualquer forma de cirurgia bariátrica pode resultar em perda de peso insuficiente – uma complicação rara – ou reganho de peso exagerado, uma vez que o resultado a longo prazo depende das mudanças de hábitos, que incluem um estilo de vida saudável, caracterizado por alimentação balanceada e prática de atividade física frequente.

Em alguns casos, o Sleeve pode ser transformado em outro tipo de bariátrica reconhecida e regulamentada. Com isso, caso o paciente não obtenha resultados satisfatórios, a equipe médica pode indicar outros métodos. Essa mudança de tipo de cirurgia deve ser avaliada cuidadosamente individualmente e não está indicada para todos os pacientes.

Cuidados no pós-operatório

O período pós-operatório é outro assunto que gera muitas dúvidas nos pacientes, pois é um período de grandes restrições alimentares e cuidados essenciais para o êxito da cirurgia.

Os pacientes que passaram por esse procedimento podem sentir um pouco de dor após a cirurgia, mas, na maioria dos casos, ocorre um rápido alívio dos sintomas já nos primeiros dias.

Alguns cuidados no cotidiano são fundamentais, como caminhar todos os dias, de forma moderada e gradual, seguir a dieta elaborada pelo profissional nutricionista e ficar atento a qualquer mudança nos primeiros dias após a cirurgia.

É importante lembrar que, como a cirurgia remove parte do estômago, o nível de hormônios que estimulam o apetite diminui, otimizando os efeitos sacietógenos (que conferem a saciedade) da cirurgia.

Dessa forma, a Cirurgia Bariátrica pelo método Sleeve vem sendo empregada cada vez mais. Ela possui vantagens e desvantagens como qualquer outra, por isso, é fundamental conversar com seu médico e esclarecer todas as dúvidas.

Mais artigos

imagem com ilustração do coronavírus

Obesidade é um fator de risco para o Coronavírus?

O novo coronavírus alterou a forma como as pessoas vivem em todo o mundo E, com a expansão da Covid-19, o cuidado com a...

Leia mais >

Enxoval_Artigo_Médico_Online

Médico Online para avaliação de Obesidade: qual é o procedimento?

A obesidade está ligada diretamente a outros tipos de doenças, o que torna essa condição um fator de risco Com a...

Leia mais >

cirurgia_metabolica

Cirurgia Metabólica: o que isso significa?

A Cirurgia Metabólica é um procedimento que visa tratar pacientes com problemas metabólicos ocasionados pela obesidade,...

Leia mais >