contato@cirurgiabariatricaconvenio.com.br

Logo Cirurgia Bariátrica Convênio
Logo Cirurgia Bariátrica Convênio
Linha de divisão
11

3262-2404

11

99535-1881


(Whatsapp)

Rua Abilio Soares, 250


6º andar - Paraíso - São Paulo

_SAúde

Qual é a diferença entre cirurgia bariátrica e redução de estômago?

Você já pensou em fazer uma cirurgia de redução de estômago? Ela pode ser muito recomendada para pessoas com obesidade a partir de um certo grau, trazendo mais qualidade de vida e saúde para quem faz essa opção. Porém, exatamente por ser tão procurada, ela também acaba gerando certas dúvidas como,

Por que o nome cirurgia bariátrica?

Para começar a entender qual é a diferença entre cirurgia bariátrica e redução de estômago, se é que ela existe, é preciso conhecer a origem do termo cirurgia bariátrica. Então, se você tem esta curiosidade, vamos acabar com ela de uma vez por todas.

A terminologia “bariátrico” tem a sua origem no radical “baros”. É uma expressão grega, associada a ideia de peso e densidade. Já o termo que indica a cirurgia é a junção desse radical com o sufixo ” iatros”, também grego, que está associado ao tratamento, cuidado ou medicina para tal objetivo. Portanto, a tradução proveniente da junção de ambos os ternos é um tratamento ou cuidado medicinal para o excesso de peso e todos os problemas associados a ele.

Por isso, é uma opção para pessoas que tem o IMC, Índice de Massa Corporal, mais elevado, ou seja, aquelas que estão com o peso muito acima do ideal, no distúrbio conhecido como a obesidade.

Para ter uma noção, o Brasil está na segunda posição mundial em número absoluto desse tipo de cirurgia, com cerca de 60 mil por ano, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, líder absoluto, com aproximadamente 300 mil.

O que é a cirurgia bariátrica, na prática?

Na prática, a cirurgia bariátrica é um conjunto de técnicas de diminuição de estômago, através de processos cirúrgicos. Normalmente, é indicada quando as atividades físicas e a dieta não são suficientes para causar efeitos no paciente obeso, necessitando de uma intervenção cirúrgica para resolver melhor com o problema.

Também pode ser realizada em adolescentes, desde que eles tenham mais de 16 anos e corram algum risco de vida por conta de problemas resultantes da obesidade.

Qual é a diferença entre cirurgia bariátrica e redução de estômago?

Com um pouco de contexto, fica mais claro entender qual é a diferença entre a cirurgia bariátrica e a redução de estômago.

A verdade é que não existe diferença, visto que a cirurgia bariátrica é um procedimento para a redução do estômago.

A diferença existe entre os diversos tipos de cirurgia de redução de estômago, dentro das quais a cirurgia bariátrica está incluída.

Quais os diferentes tipos de cirurgia de redução de estômago?

Existem diversas técnicas cirúrgicas que podem ser escolhidas para fazer a redução do estômago. Para isso, é preciso ter o acompanhamento do médico, realizar uma bateria de exames, de modo a entender qual é a opção ideal de cirurgia dependendo do caso.

Técnicas Restritivas

As técnicas restritivas são aquelas em que existe uma restrição clara da quantidade de alimento que entra no estômago do paciente. É a redução de estômago mais direta. Cirurgias deste modelo são a de sleeve, a gastroplastia vertical com banda e outras.

Técnicas Mistas e predominantemente disabsortivas

Existem também as técnicas mistas, mas com uma predominância em relação a uma técnica específica. A estratégia disabsortiva, visa limitar o volume de alimento que é absorvido pelo intestino do paciente. Entre elas, existem as derivações biliopancreáticas, como o Duodenal Switch e Scorpinaro.

Técnicas mistas e predominantemente restritivas

Também são técnicas mistas, que empregam ambas as estratégias anteriores, porém o foco maior é na restrição. Os desvios gástricos, como o Bypass Gástrico, são bons exemplos.

 

Mais artigos

Cirurgia Bariátrica: como e por que suplementar?

O número de pessoas com obesidade no Brasil cresceu 67,8% entre 2006 e 2018, segundo dados da Pesquisa de Vigilância de...

Leia mais >

Cirurgia Bariátrica: quem pode fazer?

Segundo dados de uma pesquisa do Ministério da Saúde de 2018, o número de brasileiros obesos cresceu 67,8% entre 2006 e...

Leia mais >

Cirurgia Bariátrica e Vitamina B12

A suplementação correta é capaz de evitar doenças do sistema nervoso, autoimunes e psicológicas Se você pensa em...

Leia mais >