contato@cirurgiabariatricaconvenio.com.br

Logo Cirurgia Bariátrica Convênio
Logo Cirurgia Bariátrica Convênio
Linha de divisão
11

3262-2404

11

99535-1881

Rua Abilio Soares, 250


6º andar - Paraíso - São Paulo

Rua Tupi, 535


2º Andar - Higienópolis - São Paulo
mulher bebendo água

_SAúde

Cuidados Após a Cirurgia Bariátrica

Muitas são as dúvidas em torno da Cirurgia Bariátrica. Esse procedimento é um dos mais buscados na Internet e o termo de pesquisa está sempre nas primeiras posições no Google. Quando o paciente decide se submeter à cirurgia, é necessário estar atento aos cuidados específicos, especialmente no pós-operatório. Nesse artigo reunimos os principais cuidados após a cirurgia bariátrica, confira!

Cirurgia bariátrica não é a cura para a obesidade

A cirurgia bariátrica é uma excelente ferramenta para a promoção da perda de peso. Porém, é errôneo afirmar que ela é a cura para a obesidade. Esta é uma doença crônica, sem cura, mas que pode ser tratada de forma eficaz.

A cirurgia bariátrica promove perda de peso significativa que, associada a uma manutenção de longo prazo, beneficia pacientes obesos. Ao se submeter a cirurgia é preciso, portanto, se comprometer a adotar um estilo de vida saudável, composto basicamente pela adoção de uma dieta saudável e a prática de exercícios.

Importância da dieta na recuperação após a cirurgia bariátrica

Logo após o procedimento, a dieta do paciente é composta por pequenas porções de líquidos. Conforme o tempo passa, ela evolui para alimentos pastosos e vai progredindo até chegar à alimentação normal.

Em alguns casos, em apenas um mês é possível começar a alimentar-se da forma tradicional. Isso varia de paciente para paciente e deve ser acompanhado de perto, com orientação médica e nutricional.

Como o estômago está bastante reduzido após a cirurgia, a capacidade de armazenamento é menor. Nos primeiros dias, o paciente irá tolerar apenas pequenas porções de líquidos, que irão aumentando em quantidade e consistência, de acordo com o tempo de recuperação.

O fracionamento da dieta é recomendado neste período. É ideal comer porções pequenas e aumentar a frequência delas durante o dia.

Beba bastante água

A hidratação é fundamental na recuperação após a cirurgia bariátrica. Recomenda-se que o paciente ingira, pelo menos, oito copos de água (ou outros líquidos) por dia. Isso evitará a desidratação e reduzirá as chances de desenvolvimento de doenças nos rins. É importante afirmar: bebidas alcoólicas e refrigerantes são proibidos neste período de recuperação.

O acompanhamento nutricional é primordial após cirurgia

Após a cirurgia bariátrica, é recomendado que a dieta do paciente seja rica em alimentos proteicos. A proteína é o componente mais importante da alimentação e é essencial na recuperação. Devido ao emagrecimento rápido e à perda de massa magra muscular, a proteína se torna essencial.

O acompanhamento nutricional é importante nessa etapa, pois ele irá indicar a dieta ideal para repor os nutrientes, fortalecer a saúde e, ao mesmo tempo, promover a perda de peso.

O médico especialista também irá ajudar o paciente na suplementação de vitaminas e minerais, componentes que têm sua absorção reduzida com a cirurgia.

Não fique parado após a cirurgia bariátrica

Além de todos os cuidados com a alimentação, é importante alertar que atividade física é extremamente necessária para a manutenção do peso. Os exercícios aumentam a massa muscular e o gasto energético do paciente. Isso ajuda a melhorar o metabolismo para que, a longo prazo, ele consiga manter o peso estável.

Essas são algumas dicas gerais que auxiliam na recuperação do paciente pós-bariátrica. Em caso de dúvidas, deixe nos comentários ou procure seu médico para maiores informações.

Mais artigos

Uma imagem contendo uma balança e um pé de uma pessoa para artigo de cirurgia bariátrica em adolescentes

Cirurgia bariátrica em adolescentes: quais os riscos e recomendações?

Cirurgia bariátrica em adolescentes ainda é um tema que causa muitas dúvidas Ela é uma alternativa para a prevenção de...

Leia mais >

Uma imagem contendo uma mulher, um homem, exercendo a função de médico para artigo do blog de Cirurgia Bariátrica e Coronavirus

Posso fazer a cirurgia bariátrica durante a pandemia de covid-19?

A pandemia de Covid-19 trouxe muitas dúvidas às pessoas em relação à saúde Dentre elas, a possibilidade de realizar a...

Leia mais >

Uma imagem contendo um computador com vídeochamada e mulher na tela com uma mão em primeiro plano. Para ilustrar artigo de cirurgia bariatrica sobre consulta médica online.

Consulta Médica Online para Cirurgia Bariátrica: Como Funciona

Com o avanço da tecnologia, centenas de ferramentas foram criadas para tornarem a nossa vida mais cômoda É o caso das...

Leia mais >