contato@cirurgiabariatricaconvenio.com.br

Logo Cirurgia Bariátrica Convênio
Logo Cirurgia Bariátrica Convênio
Linha de divisão
11

3262-2404

11

99535-1881


(Whatsapp)

Rua Abilio Soares, 250


6º andar - Paraíso - São Paulo

_SAúde

Cirurgia Bariátrica e Vitamina B12

A suplementação correta é capaz de evitar doenças do sistema nervoso, autoimunes e psicológicas. Se você pensa em fazer a cirurgia bariátrica, já deve ter ouvido falar sobre algumas questões relacionadas à suplementação de vitamina B12, não é mesmo? A vitamina B12 é um nutriente encontrado em alimentos de origem animal, como o salmão, a carne vermelha, o fígado e outros produtos derivados do leite.

Aprenda a identificar o melhor momento para começar a suplementação de vitamina B12

Não é incomum a deficiência dessa vitamina nos pacientes operados, pois quando o estômago é reduzido, tem menor capacidade de absorver certos nutrientes e de produzir uma substância chamada fator intrínseco, que é uma glicoproteína importante para a reter a vitamina B12 e outras enzimas digestivas. A intolerância de certos alimentos também pode contribuir para a deficiência de nutrientes no organismo, já que após a cirurgia bariátrica, o paciente pode apresentar dificuldade na ingestão de alguns alimentos.

A suplementação isolada de vitamina B12 é indicada, principalmente, para balancear a alimentação não só de quem realiza a cirurgia bariátrica, mas também de vegetarianos, veganos e idosos, já que essa parte da população costuma apresentar deficiência de nutrientes, vitaminas e minerais.

Em quais circunstâncias a Vitamina B12 é indicada?

São indicados polivitamínicos que contenham concentrações mais altas de B12, mas, também é possível a prescrição isolada da vitamina B12, caso seja diagnosticado com os exames de rotina a deficiência mesmo com o uso do polivitamínico. Por isso, é essencial o acompanhamento pós-operatório com o cirurgião e nutricionista.

É importante lembrar que a suplementação de vitamina B12 não tem ação sem estar associada com a boa alimentação. Ou seja, uma coisa não exclui outra, por isso, mesmo suplementando, o paciente bariátrico deve ter acompanhamento médico e nutricional para garantir o sucesso do tratamento contra a obesidade.

Com base em todas as informações apresentadas até aqui, chegou o momento de abordar os riscos. Isso significa que a não suplementação dessa importante vitamina para organismo pode desencadear doenças do sistema nervoso, autoimunes e psicológicas, por exemplo, depressão, demência e esquizofrenia, nos casos mais graves.

A anemia também não é descartada. Os sintomas mais comuns que indicam a deficiência de vitamina B12 em quem realiza a cirurgia bariátrica incluem: anemia, cansaço, pele pálida ou com tom amarelado, problemas de visão, alterações de humor, formigamento nas mãos e nos pés, rachaduras na língua e nos cantos da boca.

Apesar de parecer assustador, o tratamento é relativamente fácil. Um exame de sangue solicitado no ato da consulta pelo médico é o suficiente para acusar o problema ou não. Um quadro de anemia, por exemplo, pode ser corrigido de maneira efetiva em curto espaço de tempo. Tudo depende do acompanhamento e da avaliação clínica de cada um.

Normalmente, o médico indica a reposição por injeção intramuscular no primeiro mês para ter um efeito imediato. A manutenção pode ser continuada com medicamentos orais, como cápsulas ou comprimidos.

Viu como é fácil tratar a deficiência de vitamina B12 em pacientes bariátricos?

A cirurgia bariátrica é uma excelente ferramenta contra a obesidade e outras doenças, mas não se esqueça da importância de ter acompanhamento médico e nutricional para garantir resultados permanentes.

Continue acompanhando o nosso site para ter mais conteúdo relevante em forma de artigo. Acesse o nosso Instagram e Facebook para ficar por dentro de todas as novidades.

Mais artigos

Cirurgia Bariátrica: como e por que suplementar?

O número de pessoas com obesidade no Brasil cresceu 67,8% entre 2006 e 2018, segundo dados da Pesquisa de Vigilância de...

Leia mais >

Cirurgia Bariátrica: quem pode fazer?

Segundo dados de uma pesquisa do Ministério da Saúde de 2018, o número de brasileiros obesos cresceu 67,8% entre 2006 e...

Leia mais >

Cirurgia Bariátrica x Depressão: Como Reduzir os Impactos?

A obesidade e a depressão são dois dos maiores males da humanidade moderna Seja por conta da rotina excessiva de trabalho...

Leia mais >