contato@cirurgiabariatricaconvenio.com.br

Logo Cirurgia Bariátrica Convênio
Logo Cirurgia Bariátrica Convênio
Linha de divisão
11

3262-2404

11

99535-1881

Rua Abilio Soares, 250


6º andar - Paraíso - São Paulo

Rua Tupi, 535


2º Andar - Higienópolis - São Paulo
taça de vinho enchendo

_SAúde

Vinho e Cirurgia Bariátrica: Faz Bem ou Faz Mal?

Todo paciente que planeja realizar ou que já fez uma cirurgia de redução de estômago, sabe que o consumo de bebidas alcoólicas deve ser evitado.

Mas quando o assunto é o vinho, uma bebida que ao ser consumida de forma moderada, pode trazer benefícios para nossa saúde. Essa é uma dúvida recorrente: afinal, após a recuperação cirúrgica, consumir vinho faz bem ou mal para a saúde de paciente?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), faz mal. Isso, porque além do consumo de álcool ser um dos fatores de risco para a obesidad.

Após a cirurgia bariátrica, o organismo do paciente acaba ficando mais sensível aos efeitos da bebida. Devido às alterações metabólicas sofridas pelo organismo, o que pode levar ao consumo exagerado de bebida alcoólica.

Trocando a comida pelo álcool

De acordo com a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (ABESO), uma pesquisa realizada em 2012 pela Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos. Mostrou que a partir do segundo ano pós-cirurgia bariátrica, há um aumento no risco de abuso e dependência de álcool. Principalmente se o paciente já fazia o consumo de bebidas alcoólicas antes do procedimento.

Segundo a Associação, isso ocorre porque, em certos casos, os pacientes não compreendem que a obesidade tem implicações psicológicas. E muitas vezes, acabam trocando a compulsão por comida pela compulsão pela bebida. Por isso, é fundamental que a pessoa, durante o seu tratamento, passe também por um acompanhamento psicológico ao longo de todo o processo.

Como aproveitar os benefícios do vinho?

Como já vimos, a ingestão de álcool é um fator de risco para o surgimento da obesidade e o vinho não é uma exceção. Mesmo que o consumo moderado traga benefícios à saúde para pacientes que fizeram cirurgia bariátrica. Consumir vinho, mesmo em pequenas quantidades, pode trazer riscos. Mas é possível ter acesso aos seus benefícios sem riscos para a saúde? A resposta é sim.

Para isso, basta substituir a ingestão da bebida pelo consumo da uva in natura ou por meio de sucos naturais, além de outras frutas vermelhas como o mirtilo, por exemplo. Pois, ao contrário da crença popular, não é o vinho que faz bem à saúde, mas sim o resveratrol, um composto fenólico existente em alguns alimentos. Que é o grande responsável por todos os benefícios existentes na bebida.

Busque informação de qualidade

A SBCBM ressalta a importância da busca por informação de qualidade como a melhor forma de evitar complicações decorrentes da realização da cirurgia bariátrica. Para isso, existem diversos grupos de apoio compostos por pacientes que já passaram pelo procedimento e tiveram um excelente resultado.

Além disso, a entidade afirma que, tão importante quanto a realização do procedimento cirúrgico e os cuidados pós-operatórios. Uma mudança de estilo de vida é o que definirá se o tratamento teve ou não sucesso. E para isso, a busca por uma equipe multidisciplinar composta por profissionais qualificados fará toda a diferença para o paciente. Assim, no final do processo, alcançará  os objetivos esperados.

Mais artigos

imagem com ilustração do coronavírus

Obesidade é um fator de risco para o Coronavírus?

O novo coronavírus alterou a forma como as pessoas vivem em todo o mundo E, com a expansão da Covid-19, o cuidado com a...

Leia mais >

Enxoval_Artigo_Médico_Online

Médico Online para avaliação de Obesidade: qual é o procedimento?

A obesidade está ligada diretamente a outros tipos de doenças, o que torna essa condição um fator de risco Com a...

Leia mais >

cirurgia_metabolica

Cirurgia Metabólica: o que isso significa?

A Cirurgia Metabólica é um procedimento que visa tratar pacientes com problemas metabólicos ocasionados pela obesidade,...

Leia mais >