contato@cirurgiabariatricaconvenio.com.br

Logo Cirurgia Bariátrica Convênio
Logo Cirurgia Bariátrica Convênio
Linha de divisão
11

3262-2404

11

99535-1881


(Whatsapp)

Rua Abilio Soares, 250


6º andar - Paraíso - São Paulo

_SAúde

Qual é o tempo de recuperação da Cirurgia Bariátrica?

A cirurgia bariátrica é um procedimento realizado por pessoas com obesidade mórbida, que consiste em reduzir o tamanho do estômago e a sua capacidade de receber grandes quantidades de alimentos. 

Como qualquer outra intervenção cirúrgica, a realização da cirurgia bariátrica requer o aconselhamento de um médico especialista e deve ser considerada somente como última alternativa para o tratamento da obesidade e de outras doenças relacionadas a ela. 

A cirurgia em si tem duração de 1 a 2 horas e geralmente o paciente já é encaminhado para o quarto, podendo ficar em observação no hospital por 1 a 2 dias. 

No entanto, o processo pós-operatório é mais longo e o tempo de recuperação da cirurgia bariátrica pode levar de 6 meses a 1 ano. Esse prazo dependerá das condições de saúde do paciente e, sobretudo, dos cuidados que terá durante esse tempo. 

Cuidados com a dieta

A pessoa que passa pelo procedimento chega a perder até 40% do seu peso, principalmente nos primeiros estágios pós-cirurgia. 

A ingestão de líquidos claros (água, chá claro, Gatorade ®, caldos ralos) inicia-se um dia após a cirurgia e ainda de forma delicada, em porções pequenas para não sobrecarregar o estômago, que se encontra frágil. É importante manter o corpo hidratado nessa fase, portanto, é recomendado que o paciente tome cerca de 50ml (um copinho de café) de líquido a cada 20 ou 30 minutos. 

Após duas semanas, a dieta pode ser acrescida de alimentos pastosos, também em pequenas quantidades. Ao completar um mês, inicia-se a introdução de alimentos sólidos. 

Suplementos e medicamentos

Uma das consequências da cirurgia bariátrica é a possibilidade de o organismo perder parte de sua capacidade de reter nutrientes. Dessa forma, o médico pode receitar um suplemento vitamínico para suprir essa necessidade. 

O cirurgião pode ainda prescrever analgésicos para possíveis dores na recuperação e antiácidos para prevenir o aparecimento de úlceras estomacais. 

Prática de exercícios

Manter repouso é de suma importância no pós-operatório e reforça a recuperação. Atividades físicas leves, como caminhadas no plano, podem ser praticadas uma semana após o procedimento e de forma gradativa. 

Caminhar é uma forma excelente de iniciar essa prática no pós-operatório e ainda ajuda na perda de peso, na circulação sanguínea e no ajuste do funcionamento do intestino. Com duas semanas, o paciente pode retornar ao trabalho e demais atividades, desde que não exija esforço abdominal e levantamento de peso. 

Alguns pacientes podem precisar realizar exercícios respiratórios. Nesses casos, o médico recomendará que sessões de fisioterapia ocorram logo nos primeiros dias da recuperação. 

Acompanhamento médico

Durante o tempo de recuperação da cirurgia bariátrica, o paciente deve manter acompanhamento com o médico especialista que o tratou.  Deste modo, será possível ao profissional verificar a evolução de seu quadro clínico por meio de exames e fazer as devidas recomendações para que esse período seja o mais tranquilo possível. 

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato conosco

Mais artigos

Cuidados de Enfermagem da Cirurgia Bariátrica

A obesidade é uma doença causada pelo excesso de gordura e pode ser um fator de risco para outros problemas de saúde,...

Leia mais >

Como Lidar com a Flacidez Após a Cirurgia Bariátrica?

Uma das maiores preocupações de quem faz a cirurgia bariátrica é a flacidez da pele depois de todo o processo de...

Leia mais >

Como funciona a Cirurgia para Emagrecer?

A eficácia das cirurgias bariátricas, popularmente conhecidas como cirurgias para perda de peso, já é bem conhecida e...

Leia mais >