contato@cirurgiabariatricaconvenio.com.br

Logo Cirurgia Bariátrica Convênio
Logo Cirurgia Bariátrica Convênio
Linha de divisão
11

3262-2404

11

99535-1881

Rua Abilio Soares, 250


6º andar - Paraíso - São Paulo

Rua Tupi, 535


2º Andar - Higienópolis - São Paulo
médicos fazendo cirurgia

_SAúde

Quais São os Tipos de Cirurgia Bariátrica e Qual é o Melhor para Você?

As cirurgias bariátricas são classificadas de acordo com o mecanismo de funcionamento. Nesse sentido, existem três tipos de procedimentos. Sendo que eles podem ser realizados de três maneiras distintas:

  • Cirurgia convencional (pouco realizada atualmente);
  • Laparoscopia (procedimento minimamente invasivo) e
  • Cirurgia robótica (técnica mais recente).

Didaticamente, os tipos de cirurgia bariátrica são divididos em 3 grupos. Confira abaixo quais são eles e os detalhes de cada um!

1. Procedimentos Restritivos

Os procedimentos restritivos têm como objetivo a diminuição da quantidade de alimentos no estômago. Ou seja, eles levam a uma redução do tamanho e da capacidade de armazenamento desse órgão.

Com isso, o paciente bariátrico é induzido à sensação de saciedade precoce. Isso ocorre mesmo após ele ingerir apenas uma quantidade reduzida de alimentos. Alguns exemplos dessas técnicas restritivas são:

  • A Banda Gástrica Ajustável; e
  • A Gastrectomia vertical.

2. Procedimentos Disabsortivos

Os procedimentos disabsortivos alteram muito pouco o tamanho do estômago e a capacidade de armazenamento dele.

Contudo, eles mudam drasticamente a absorção de nutrientes pelo intestino delgado. Desse modo, devido ao grande desvio intestinal que é realizado nesse tipo de cirurgia bariátrica, o paciente é induzido a uma perda de peso mais intensa.

Por isso, ao realizar um procedimento do tipo disabsortivo, o paciente bariátrico precisa fazer um acompanhamento mais rigoroso com a equipe multidisciplinar. Isso é essencial para que sejam monitoradas e prevenidas eventuais carências nutricionais. As principais cirurgias disabsortivas são:

  • A Cirurgia de Scopinaro e
  • Duodenal Switch.

3. Procedimentos Mistos (cirurgia bariátrica restritiva e disabsortiva)

Os procedimentos mistos são aqueles que envolvem técnicas restritivas e disabsortivas. Eles são considerados o Padrão Ouro da Cirurgia Bariátrica. Esse tipo de procedimento é o mais realizado no Brasil atualmente.

Os procedimentos mistos apresentam excelentes resultados, devido à perda e manutenção do peso e também ao combate às doenças associadas à obesidade. Além disso, esse procedimento tem um risco muito baixo em relação a possíveis complicações nutricionais.

Nesse tipo de cirurgia, a capacidade de armazenamento do estômago é reduzida. Também é realizado um desvio (curto) do intestino com o objetivo de diminuir a absorção de nutrientes.

O exemplo mais clássico de procedimento misto é o Bypass Gástrico.

Qual é o Melhor Tipo de Procedimento para Você?

Na verdade, não existe uma fórmula pronta para a indicação do tipo de procedimento mais adequado para cada pessoa.

O que deve acontecer é uma avaliação completa do estado de saúde do paciente por parte do cirurgião bariátrico. A partir disso e levando em consideração as diversas informações obtidas, o profissional, juntamente com o paciente, decide qual é o procedimento mais adequado para a situação em questão.

De qualquer forma, vale destacar que o Bypass Gástrico tem sido mais indicado para o tratamento de pacientes obesos que possuem comorbidades, especialmente às doenças metabólicas, como o Diabetes Tipo 2.

Isso acontece devido aos bons resultados observados em relação à utilização dessa técnica para esse tipo de paciente. Além disso, a incidência de complicações do Bypass Gástrico é inferior quando comparada às cirurgias disabsortivas.

É importante ressaltar ainda que a Gastrectomia vertical tem sido utilizada cada vez mais frequentemente em se tratando de pacientes mais jovens e com menos comorbidades.

Já as cirurgias disabsortivas, devido à elevada incidência de complicações nutricionais, têm sido cada vez menos usadas.

Conclusão

Além de analisar – junto com o cirurgião bariátrico – muito bem qual é o tipo de cirurgia bariátrica mais adequada de acordo com o seu estado de saúde, o paciente também precisa ter consciência de que os resultados, especialmente em longo prazo, dependem, sobretudo, da mudança de hábitos. Por isso, é crucial assumir essa responsabilidade e manter o acompanhamento com a equipe multidisciplinar.

Mais artigos

Uma imagem contendo uma balança e um pé de uma pessoa para artigo de cirurgia bariátrica em adolescentes

Cirurgia bariátrica em adolescentes: quais os riscos e recomendações?

Cirurgia bariátrica em adolescentes ainda é um tema que causa muitas dúvidas Ela é uma alternativa para a prevenção de...

Leia mais >

Uma imagem contendo uma mulher, um homem, exercendo a função de médico para artigo do blog de Cirurgia Bariátrica e Coronavirus

Posso fazer a cirurgia bariátrica durante a pandemia de covid-19?

A pandemia de Covid-19 trouxe muitas dúvidas às pessoas em relação à saúde Dentre elas, a possibilidade de realizar a...

Leia mais >

Uma imagem contendo um computador com vídeochamada e mulher na tela com uma mão em primeiro plano. Para ilustrar artigo de cirurgia bariatrica sobre consulta médica online.

Consulta Médica Online para Cirurgia Bariátrica: Como Funciona

Com o avanço da tecnologia, centenas de ferramentas foram criadas para tornarem a nossa vida mais cômoda É o caso das...

Leia mais >