contato@cirurgiabariatricaconvenio.com.br

Logo Cirurgia Bariátrica Convênio
Logo Cirurgia Bariátrica Convênio
Linha de divisão
11

3262-2404

11

99535-1881

Rua Abilio Soares, 250


6º andar - Paraíso - São Paulo

Rua Tupi, 535


2º Andar - Higienópolis - São Paulo
Uma imagem contendo uma mulher, um homem, exercendo a função de médico para artigo do blog de Cirurgia Bariátrica e Coronavirus

_SAúde

Posso fazer a cirurgia bariátrica durante a pandemia de covid-19?

A pandemia de Covid-19 trouxe muitas dúvidas às pessoas em relação à saúde. Dentre elas, a possibilidade de realizar a cirurgia bariátrica durante a pandemia.

Segundo a publicação do Conselho Federal de Medicina, do dia 21 de maio, a recomendação N°1/2020 deixa claro que as cirurgias bariátricas e metabólicas devem ser feitas, desde que seguidas algumas considerações.

Então, se você também tem esta dúvida e quer saber quais são as recomendações em relação às cirurgias bariátricas e metabólicas durante o período de quarentena. Leia nosso artigo a seguir.

Posso esperar a pandemia passar para fazer a cirurgia bariátrica?

Doenças crônicas não fazem quarentena. Esta é uma das principais mensagens da recomendação do CFM – Conselho Federal de Medicina, ecoando o que é recomendado por instituições de todo o planeta.

Por exemplo, a American Society for Metabolic e Bariatric Surgery (ASMBS) declarou que estas cirurgias são necessárias para aqueles que têm uma situação de obesidade que ameace a vida ou que traga grandes limitações aos pacientes. Assim, a cirurgia bariátrica, especialmente para pacientes com doenças crônicas graves, não pode esperar, pois acarreta um risco de piora do quadro clínico com o passar do tempo.

Ainda não se sabe qual é o impacto da pandemia do coronavírus ou até quanto tempo será estendida a quarentena. Por conta disso, o risco de retardar a cirurgia pode ser maior que o da pandemia.

Tanto o CFM como a ASMBS deixam claro que a decisão cabe ao médico, que deve discutir com o paciente o melhor momento. São eles que conhecem o estado de saúde de seus pacientes e as condições de segurança das instituições onde as cirurgias serão feitas.

Tenho obesidade e diabetes, posso fazer a cirurgia bariátrica mesmo assim?

A resposta é sim e sua realização se torna ainda mais importante no momento atual. A obesidade e o diabetes são fatores agravantes para a infecção pelo novo coronavírus. Isto é, aumentando o risco de complicações respiratórias.

O raciocínio é o mesmo explicitado acima e é bem simples. Já vimos que estas doenças são fatores de risco para o coronavírus. Por outro lado, a cirurgia bariátrica é uma das principais formas de combater estes problemas. Logo, a cirurgia não é apenas permitida, mas recomendada.

É claro que, durante este período, deve-se tomar cuidados adicionais. Exatamente por isso, o CFM trouxe um conjunto de informações nos anexos da recomendação destacada acima.

Os critérios de indicação da cirurgia continuam os mesmos. Entretanto, foram adicionadas recomendações em relação ao hospital, à equipe médica, ao paciente e acompanhantes, de modo que todos estejam protegidos ao máximo durante este período.

 

 

 

Mais artigos

Uma imagem contendo uma balança e um pé de uma pessoa para artigo de cirurgia bariátrica em adolescentes

Cirurgia bariátrica em adolescentes: quais os riscos e recomendações?

Cirurgia bariátrica em adolescentes ainda é um tema que causa muitas dúvidas Ela é uma alternativa para a prevenção de...

Leia mais >

Uma imagem contendo um computador com vídeochamada e mulher na tela com uma mão em primeiro plano. Para ilustrar artigo de cirurgia bariatrica sobre consulta médica online.

Consulta Médica Online para Cirurgia Bariátrica: Como Funciona

Com o avanço da tecnologia, centenas de ferramentas foram criadas para tornarem a nossa vida mais cômoda É o caso das...

Leia mais >

imagem com ilustração do coronavírus

Obesidade é um fator de risco para o Coronavírus?

O novo coronavírus alterou a forma como as pessoas vivem em todo o mundo E, com a expansão da Covid-19, o cuidado com a...

Leia mais >