contato@cirurgiabariatricaconvenio.com.br

11

3262-2404

11

99535-1881


(Whatsapp)

Rua Abilio Soares, 250


6º andar - Paraíso - São Paulo

_SAúde

Dieta para a Bariátrica: O Que Comer Antes e Depois da Cirurgia?

Todos os pacientes que vão fazer a cirurgia bariátrica precisam implementar alguns “ajustes” nos seus hábitos alimentares. Isso não acontece apenas no período após a cirurgia. Na verdade, a reeducação alimentar ou nutricional deve ser iniciada já antes do procedimento.

Diante dessa necessidade, muitas pessoas têm dúvidas sobre como deve ser esse processo. Por isso, para elucidá-las, mostraremos abaixo o que o paciente deve comer antes e depois da cirurgia bariátrica.

Leia com atenção e entenda as recomendações!

Alimentação antes da cirurgia bariátrica

Antes da cirurgia, é importante que sejam adotadas medidas (ajustes nos hábitos alimentares) a fim de evitar:

  • o ganho de peso antes da cirurgia
  • as complicações pós-operatórias.

Na fase pré-operatória, a implementação de uma dieta equilibrada e a mudança de hábitos são aspectos essenciais. Em relação à dieta, ela deve ser rica em vegetais, com fontes de proteínas magras e frutas. Isso é muito importante para que se inicie o processo de reeducação alimentar. Deve-se também evitar os carboidratos, sendo que muitas vezes é recomendada uma dieta com baixa concentração desses elementos.

Dieta um dia antes da cirurgia

É interessante destacar que essa dieta pré-operatória deve ser dividida em duas etapas. A primeira, descrita acima, é voltada à parte da reeducação.

Já a segunda, é a dieta pré-operatória um dia antes da cirurgia. Nesse caso, o ideal é que o paciente faça uma dieta bem leve, inclusive, com pouca fibra, pois isso garante que tenha pouco conteúdo gástrico durante a cirurgia.

Alimentação após a cirurgia bariátrica

No período pós-cirúrgico, especialmente depois das fases em que o paciente já apresenta uma evolução na recuperação, a recomendação é que seja adotada uma dieta focada em proteínas de alto valor biológico. Isso é importante para que o organismo receba:

  • Proteínas de melhor absorção;
  • Fontes de zinco;
  • Fontes de vitamina B12; e
  • Fontes de ferro.

É importante ter atenção especial a esses nutrientes, porque as principais deficiências que os pacientes bariátricos podem apresentar no período pós-cirúrgico são relativas a eles.

Por isso, além de focar em uma alimentação saudável, é necessário pensar na composição da refeição. Imaginando-se um prato ideal para uma pessoa que não fez a cirurgia, ele teria a seguinte divisão:

  • Metade (50%) de salada, legumes e verduras;
  • Um quarto (25%) de carboidrato e grãos; e
  • Um quarto (25%) de proteína animal.

Já em relação ao prato ideal para o paciente bariátrico, há algumas mudanças, adotadas exatamente para prevenir/corrigir eventuais deficiências. Há, por exemplo, a necessidade de um aporte proteico maior. Ficaria assim:

  • Metade (50%) de proteína de alto valor biológico;
  • Um quarto (25%) de vegetais; e
  • Um quarto (25%) de carboidrato e das leguminosas, que são os grãos.

Essa reeducação deve ser adotada pensando na qualidade da alimentação, inclusive em relação à adequação de lanches intermediários. Mas também é essencial considerar o aporte desses principais nutrientes que podem apresentar déficit no período pós-cirúrgico da bariátrica.

Conclusão

Tendo o acompanhamento de uma boa equipe médica e multidisciplinar, o paciente que vai realizar a cirurgia bariátrica recebe todas as orientações sobre o que comer antes e depois do procedimento. Porém, depende dele seguir as recomendações e obter os resultados desejados.

Mais artigos

balão gástrico

11 coisas que você precisa saber sobre o balão gástrico

O balão gástrico é um procedimento realizado por endoscopia Ele visa à perda de peso promovida pela saciedade precoce...

Leia mais >

Gastroplastia endoscópica: uma NOVA opção para tratamento da obesidade

A medicina está evoluindo constantemente Por isso, sempre surgem tendências nas mais diversas especialidades Uma das mais...

Leia mais >

Entenda a Importância da Reeducação Alimentar após a Cirurgia Bariátrica

A cirurgia bariátrica, para ser bem-sucedida, demanda atenção a alguns aspectos específicos Um deles, talvez o...

Leia mais >