contato@cirurgiabariatricaconvenio.com.br

Logo Cirurgia Bariátrica Convênio
Logo Cirurgia Bariátrica Convênio
Linha de divisão
11

3262-2404

11

99535-1881

Rua Abilio Soares, 250


6º andar - Paraíso - São Paulo

Rua Tupi, 535


2º Andar - Higienópolis - São Paulo
Dieta Após a Cirurgia Bariátrica

_SAúde

Dieta Após a Cirurgia Bariátrica: O Que Comer Depois de 30 Dias?

Embora o número de pessoas que a realizam seja crescente, a cirurgia bariátrica ainda gera muitos questionamentos por parte daqueles que pretendem fazê-la. Isso se refere tanto ao procedimento em si quanto aos cuidados que devem ser adotados antes e depois da cirurgia. Nesse sentido, uma das dúvidas mais comuns diz respeito à Dieta Após a Cirurgia Bariátrica.

Dessa forma, para esclarecer essa questão, falaremos a seguir sobre o que o paciente pode comer após 30 dias desde a realização da cirurgia bariátrica. Lembrando que, durante o primeiro mês depois do procedimento, deve ser mantida uma alimentação líquida e pastosa. Mas esse é um tema para ser tratado em outro artigo.

Dieta Após a Cirurgia Bariátrica

Passados 30 dias desde o procedimento, o paciente já pode adotar uma dieta semelhante àquela que é indicada para qualquer indivíduo que deseja se alimentar de maneira saudável. Obviamente, ainda existem algumas restrições e cuidados, principalmente a atenção aos volumes ingeridos e a mastigação. Contudo, de um modo geral, é possível comer (quase) de tudo.

Restrições da Dieta Após a Cirurgia Bariátrica

Uma das principais restrições da Dieta Após a Cirurgia Bariátrica é em relação aos alimentos crus. Eles devem ser evitados pelo fato de demorarem mais para serem digeridos. E isso gera uma sobrecarga para o estômago, causando desconforto e dor no paciente. Mas, à medida que o tempo passa, esses alimentos são reintroduzidos na dieta do paciente operado.

Também é recomendado não comer ou beber nada que contenha açúcar. Além de ter um valor calórico elevado, o açúcar pode levar o paciente a desenvolver a Síndrome de Dumping, causada pela rápida passagem dos alimentos do estômago para o intestino. Náuseas, forte sudorese, tremores, cólicas, diarreia e mal estar generalizado são alguns dos sintomas causados pela síndrome de Dumping.

Vale destacar que, além do açúcar, comidas muito gordurosas também podem causar a Síndrome de Dumping. Por isso, é indicado evitá-las durante alguns meses após a realização da cirurgia bariátrica.

Alimentos liberados na Dieta Após a Cirurgia Bariátrica

Evitando excessos em relação à quantidade, quase todos os alimentos podem ser consumidos a partir do 30° dia depois da cirurgia. Mas eles devem ser introduzidos na dieta de forma moderada e gradativa. Ou seja, de maneira que sejam fornecidos os nutrientes necessários, todavia, sem exageros. Alguns dos principais alimentos liberados depois de um mês desde a realização do procedimento são:

  • Arroz;
  • Feijão;
  • Carnes magras;
  • Legumes cozidos;
  • Pães;
  • Leite desnatado;
  • Queijo magros;
  • E frutas.

É importante evitar o consumo de café e bebidas alcoólicas

O café e as bebidas alcoólicas são absorvidos diretamente na camada gástrica. Com isso, em se tratando de pessoas que realizaram a cirurgia bariátrica, pode ocorrer algum tipo de irritação. As consequências disso podem ser insignificantes ou, em alguns casos, até mesmo mais sérias como úlceras. Desse modo, é melhor não se arriscar e evitar o consumo de café e de qualquer bebida que contenha álcool até que liberado pelo seu médico/nutricionista.

Conclusão sobre Dieta Após a Cirurgia Bariátrica

É claro que, apesar da possibilidade de comer praticamente de tudo, a dieta adotada pelo paciente a partir do segundo mês depois da realização da cirurgia bariátrica deve ser a mais saudável possível. Isso significa que, além de evitar os alimentos crus, o café, o açúcar e as bebidas alcoólicas, é essencial não cometer excessos em relação à quantidade daquelas comidas que são liberadas.

É sempre importante lembrar que a cirurgia bariátrica é apenas o primeiro passo para uma vida mais saudável. Uma alimentação regrada e a prática regular de atividades físicas também são indispensáveis.

Mais artigos

Uma imagem contendo uma balança e um pé de uma pessoa para artigo de cirurgia bariátrica em adolescentes

Cirurgia bariátrica em adolescentes: quais os riscos e recomendações?

Cirurgia bariátrica em adolescentes ainda é um tema que causa muitas dúvidas Ela é uma alternativa para a prevenção de...

Leia mais >

Uma imagem contendo uma mulher, um homem, exercendo a função de médico para artigo do blog de Cirurgia Bariátrica e Coronavirus

Posso fazer a cirurgia bariátrica durante a pandemia de covid-19?

A pandemia de Covid-19 trouxe muitas dúvidas às pessoas em relação à saúde Dentre elas, a possibilidade de realizar a...

Leia mais >

Uma imagem contendo um computador com vídeochamada e mulher na tela com uma mão em primeiro plano. Para ilustrar artigo de cirurgia bariatrica sobre consulta médica online.

Consulta Médica Online para Cirurgia Bariátrica: Como Funciona

Com o avanço da tecnologia, centenas de ferramentas foram criadas para tornarem a nossa vida mais cômoda É o caso das...

Leia mais >