contato@cirurgiabariatricaconvenio.com.br

Logo Cirurgia Bariátrica Convênio
Logo Cirurgia Bariátrica Convênio
Linha de divisão
11

3262-2404

11

99535-1881

Rua Abilio Soares, 250


6º andar - Paraíso - São Paulo

Rua Tupi, 535


2º Andar - Higienópolis - São Paulo
cirurgia_metabolica

_SAúde

Cirurgia Metabólica: o que isso significa?

A Cirurgia Metabólica é um procedimento que visa tratar pacientes com problemas metabólicos ocasionados pela obesidade, como o diabetes tipo 2.

O que é a Cirurgia Metabólica?

A Cirurgia Metabólica é um procedimento que tem como objetivo principal o controle das doenças metabólicas, enquanto a perda de peso é um efeito secundário (porém desejável). Foram comprovados resultados significativos em diversos estudos, sendo o Brasil um pioneiro, inclusive, mostrando que é possível controlar os efeitos da diabetes por meio deste procedimento.

A técnica usada é a mesma da bariátrica; o bypass gástrico. Ele consiste em um grampeamento do estômago e um redirecionamento do intestino inicial. O espaço para o alimento ingerido é menor, portanto, é necessário diminuir consideravelmente a quantidade de alimento ingerida, o que acaba gerando a perda de peso.

Para quais casos é indicada?

O procedimento é indicado para casos em que os medicamentos não são suficientes para controle do diabetes ou de outras doenças metabólicas. Além disso, o paciente costuma apresentar um grande risco para desenvolver doenças cardiovasculares e o melhor controle do diabetes pode levar à redução do risco de complicações dessas doenças, como infarto e acidente vascular cerebral.

Quais são os resultados?

Apesar de ser uma técnica já consolidada no meio médico acadêmico, é relativamente recente a descoberta do impacto positivo que a cirurgia produz sobre as doenças metabólicas. Dessa forma, além da perda significativa de peso, é possível ver resultados de controle do diabetes e diminuição do risco cardiovascular.

A alteração na anatomia gastrointestinal promove melhora no controle do diabetes e menor risco de outras doenças. Todos esses benefícios só ocorrem para aqueles que se encaixam no perfil apto para o procedimento, como:

  • IMC entre 30 e 34,9
  • Idade entre 30 e 70 anos
  • Mínimo de 2 e máximo de 10 anos com diabetes tipo 2 de difícil controle com tratamento clínico

É importante lembrar que o procedimento não traz a cura para o diabetes, apesar de haver casos de remissão. A cirurgia se tornou uma grande aliada para promover um melhor controle do diabetes (com ou sem o uso de medicamentos). Além disso, após o procedimento é preciso manter uma vida saudável para que os efeitos permaneçam.

A Cirurgia Metabólica é resultado de estudos, principalmente brasileiros, em torno da cirurgia bariátrica. Dessa forma, oferece maior possibilidade para pacientes que necessitam de um tratamento mais eficaz para o diabetes.

Para isso, é importante manter o tratamento com o médico especialista. Afinal, esse é o profissional que saberá se a cirurgia é a melhor alternativa para seu caso.

 

Mais artigos

Enxoval_Artigo_Médico_Online

Médico Online para avaliação de Obesidade: qual é o procedimento?

A obesidade está ligada diretamente a outros tipos de doenças, o que torna essa condição um fator de risco Com a...

Leia mais >

[Cirurgia_Bariatrica]__Gastroplastia_-__O_que_é_e_como_funciona

Gastroplastia: O que é e como funciona?

Uma das principais preocupações da Organização Mundial de Saúde é a obesidade Essa doença representa um grave...

Leia mais >

[Cirurgia_Bariatrica]__Sleeve_-_Aca_be_com_as_suas_dúvidas

Sleeve: Acabe com as suas dúvidas.

A Cirurgia Bariátrica compreende diversas variantes técnicas e cada uma é indicado para um determinado tipo de paciente...

Leia mais >