contato@cirurgiabariatricaconvenio.com.br

Logo Cirurgia Bariátrica Convênio
Logo Cirurgia Bariátrica Convênio
Linha de divisão
11

3262-2404

11

99535-1881


(Whatsapp)

Rua Abilio Soares, 250


6º andar - Paraíso - São Paulo

_SAúde

Cirurgia Bariátrica: Quais os riscos e perigos em torno dela?

Muitos mitos circulam em torno da realização da cirurgia bariátrica. Um deles, é que a cirurgia bariátrica é perigosa e que oferece risco à vida do paciente que passa pelo procedimento. Se você também tem ou já teve essa dúvida e deseja solucioná-la, continue a leitura. 

Aqui, fornecemos o essencial a respeito desse procedimento, como o que é e o que é levado em conta pelo especialista na hora de analisar se uma pessoa pode ou não se submeter a ele. 

Cirurgia bariátrica: entenda melhor o procedimento

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), a cirurgia bariátrica, também conhecida como a cirurgia da obesidade ou a cirurgia da redução de estômago, é um procedimento destinado às pessoas que sofrem de obesidade mórbida ou grave. 

Em resumo, a SBCBM aponta que existem três procedimentos básicos em cirurgia bariátrica: 

  • Restritivo: É um procedimento que busca diminuir a quantidade de alimentos que o estômago é capaz de suportar. Com isso, a pessoa é estimulada a reduzir o grau de fome e pode evitar o ganho de peso. 
  • Disabsortivas: Trata-se de uma técnica que altera o tamanho e a capacidade do estômago em receber alimentos. Além disso, melhora o funcionamento do sistema metabólico, fazendo com que a pessoa não ganhe peso facilmente. 
  • Técnicas mistas: Conforme a SBCBM, “Essa técnica causa uma restrição na capacidade de receber o alimento pelo estômago, que se encontra pequeno e possui um desvio curto do intestino com discreta má absorção de alimentos. É conhecida como cirurgia de by-pass gástrico ou cirurgia de fobi-capella.” 

Cirurgia bariátrica é perigosa: será isso mesmo?

Assim como as demais cirurgias, a bariátrica não está isenta de riscos, de acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM). Para conter os riscos, a organização diz que é fundamental realizar um estudo aprofundado da condição clínico-laboratorial do paciente, para que dessa maneira, o tratamento ocorra sem complicações. 

Alguns dos exames clínicos-laboratoriais que são feitos no pré-operatório são:

  • Aferição da pressão arterial; 
  • Avaliação das funções hepática, cardíaca e pulmonar; 
  • Endoscopia digestiva; 
  • Ecografia abdominal; 
  • Avaliação psicológica. 

Eles são fundamentais para que o procedimento seja desenvolvido com sucesso. 

O que isso significa? Significa que a cirurgia bariátrica não oferece, em tese, perigo ou risco à saúde do paciente, uma vez que ele é submetido a uma bateria de exames prévios, que determinarão se ele está ou não apto para realizar o procedimento. 

Muito pelo contrário; a cirurgia bariátrica traz benefícios à saúde do paciente, considerando que diminui os riscos de surgimento de doenças relacionadas à obesidade. Além disso, melhora o controle de pressão arterial, dos níveis de açúcar no sangue, bem como outros fatores de riscos à saúde. 

Diante do que foi exposto, é mito o discurso que defende que a Cirurgia Bariátrica é perigosa. 

Gostou deste conteúdo? Esperamos que sim! Para ter acesso a outros como este, não deixe de acompanhar as publicações em nosso blog. Estamos sempre compartilhando conteúdos relevantes para o aumento dos seus conhecimentos!

Mais artigos

Como funciona a Cirurgia para Emagrecer?

A eficácia das cirurgias bariátricas, popularmente conhecidas como cirurgias para perda de peso, já é bem conhecida e...

Leia mais >

Cirurgia Bariátrica: Aspectos Psicológicos e Psiquiátricos

Para que a cirurgia bariátrica tenha o resultado esperado, tanto pelo paciente quanto pelo médico, é necessário um...

Leia mais >

O que comprar para se preparar para a cirurgia bariátrica?

Para se preparar de maneira adequada para a cirurgia bariátrica, é preciso comprar alguns itens específicos de vestuário...

Leia mais >