contato@cirurgiabariatricaconvenio.com.br

Logo Cirurgia Bariátrica Convênio
Logo Cirurgia Bariátrica Convênio
Linha de divisão
11

3262-2404

11

99535-1881


(Whatsapp)

Rua Abilio Soares, 250


6º andar - Paraíso - São Paulo

_SAúde

Cirurgia Bariátrica: Aspectos Psicológicos e Psiquiátricos

Para que a cirurgia bariátrica tenha o resultado esperado, tanto pelo paciente quanto pelo médico, é necessário um suporte psicológico personalizado. Afinal, a pessoa submetida a esse procedimento terá sua vida e seu corpo modificados profundamente. 

Neste artigo, vamos tratar sobre os aspectos psicológicos e psiquiátricos relacionados à cirurgia bariátrica. 

A cirurgia bariátrica é uma opção para o controle de peso a longo prazo e, principalmente, para o combate à obesidade mórbida e suas doenças associadas. São indicados para este procedimento os portadores do IMC (Índice de Massa Corpórea) acima dos 40kg/m² ou acima dos 35kg/m² que tenham doenças ocasionadas pela obesidade. 

A cirurgia pode limitar a capacidade gástrica do paciente, ou seja, ele tem mais dificuldade em ingerir grandes quantidades de alimentos. Além disso, pode diminuir a absorção de nutrientes (e calorias), intensificando a perda de peso.

Acompanhamento pré-operatório

No período pré-operatório, o psicólogo é necessário para avaliar se o paciente está preparado emocionalmente para o procedimento, tendo em vista que ele terá mudanças, principalmente depois da cirurgia. Além disso, é necessário verificar se existe algum transtorno alimentar ou de imagem pré-existente, que deverá ser tratado.

Quadro de transtorno psiquiátrico não controlado, incluindo uso abusivo de álcool ou drogas ilícitas podem ser considerados contraindicações para a cirurgia bariátrica. De forma geral, os médicos costumam indicar a cirurgia somente quando estes fatores estejam controlados ou estabilizados. 

Riscos

A cirurgia bariátrica é um procedimento complexo e que envolve riscos, assim como todos os outros dessa natureza. O psicólogo tem o papel de informar ao candidato à operação sobre as mudanças e os desafios que ele enfrentará caso opte pela cirurgia e se o mesmo possui uma rede de apoio que o ajudará no pós-operatório.

O paciente que não esteja plenamente ciente destes fatores pode ser impedido de realizar o procedimento. Ciente de todos os riscos e mudanças, a cirurgia ocorre de maneira mais segura e a probabilidade de sucesso é ainda maior. 

Adaptação

A fase de recuperação imediatamente após a cirurgia é relatada como um dos mais difíceis para os pacientes, pois além do incômodo da operação, é a fase de adaptação à nova dieta, à nova capacidade gástrica e, em alguns casos, à mudança de paladar.

Este período deve ser acompanhado de perto pelo psicólogo, pois ajuda o paciente a se conhecer melhor e a adotar todos os novos hábitos, que serão essenciais para o êxito do processo de emagrecimento. É o momento de envolver a pessoa na criação da sua nova identidade. 

Mudanças

Como já citamos, a cirurgia bariátrica traz mudanças não só de peso, mas em todos os aspectos da vida do paciente. Normalmente, quem opta pelo procedimento já convive há anos com o excesso de peso e já passou por diversos tratamentos com insucesso.

 Após a operação, a pessoa é vista de outra maneira pelos outros e por ela mesma, o que nem sempre é simples de aceitar e assimilar. 

O tratamento psicológico nestes casos é fundamental para facilitar a adaptação do paciente durante o processo de perda de peso e vai ajudar nas transformações corporais e de relacionamento consigo e com os outros. 

As frustrações, o medo de fracassar e engordar de novo, e até a expectativa de que o emagrecimento solucionaria muitos problemas são alguns dos pontos tratados normalmente com os terapeutas pelos pacientes que passaram pela cirurgia bariátrica. 

Leia mais artigos como este no nosso blog. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco. 

Mais artigos

Cuidados de Enfermagem da Cirurgia Bariátrica

A obesidade é uma doença causada pelo excesso de gordura e pode ser um fator de risco para outros problemas de saúde,...

Leia mais >

Como Lidar com a Flacidez Após a Cirurgia Bariátrica?

Uma das maiores preocupações de quem faz a cirurgia bariátrica é a flacidez da pele depois de todo o processo de...

Leia mais >

Como funciona a Cirurgia para Emagrecer?

A eficácia das cirurgias bariátricas, popularmente conhecidas como cirurgias para perda de peso, já é bem conhecida e...

Leia mais >