contato@cirurgiabariatricaconvenio.com.br

Logo Cirurgia Bariátrica Convênio
Logo Cirurgia Bariátrica Convênio
Linha de divisão
11

3262-2404

11

99535-1881


(Whatsapp)

Rua Abilio Soares, 250


6º andar - Paraíso - São Paulo
mulher amamentando bebê

_SAúde

Amamentação e Cirurgia bariátrica: Quais os cuidados necessários?

A amamentação pós-bariátrica é um assunto que vem ganhando importância, devido ao aumento do número de cirurgias bariátricas, especialmente pela técnica de bypass.

Dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), mostram que a maioria das pessoas que se submetem ao procedimento são mulheres em idade fértil, cerca de 70% do total. Um dos benefícios da cirurgia para essa população é a redução do risco da gestação, além de aumentar as chances de gravidez após a perda de peso.

No entanto, é preciso deixar claro: mulheres grávidas ou lactantes não podem realizar o procedimento. Recomenda-se que qualquer gestação inicie apenas 18 meses depois da cirurgia bariátrica, o que faz com que a amamentação seja postergada ainda mais.

O problema é que ainda existem mulheres que engravidam logo após a bariátrica ou, em casos mais raros, continuam amamentando crianças nascidas antes da cirurgia. A amamentação pós-bariátrica é viável, mas requer atenção especial ao estado nutricional da mãe e ao crescimento da criança. O monitoramento da perda de peso da mãe e do desenvolvimento do bebê é essencial. Após o parto, as mulheres devem acompanhar seu programa bariátrico para monitoramento contínuo do estado nutricional, incluindo o peso.

Amamentação e cuidados

Os cuidados necessários para mulheres lactantes pós-cirurgia bariátrica são muito parecidos com os cuidados bariátricos para mulheres gestantes. Principalmente no caso da técnica de bypass, uma vez que é preciso repor algumas vitaminas e minerais que têm sua absorção reduzida após a cirurgia. Dessa forma, o leite materno pode ter uma composição nutricional deficiente e não sustentar o bebê de maneira adequada.

Rápida perda de peso, menor ingestão diária de calorias e capacidade limitada de absorção de ácido fólico, zinco, cálcio, vitamina B12 e ferro podem colocar a lactante e seu bebê em risco nutricional. É muito importante seguir a dieta pós-cirúrgica recomendada, ingerir proteína suficiente a cada dia e tomar seus suplementos vitamínicos e minerais. Como dito anteriormente: um estado nutricional fraco da mãe pode afetar a quantidade e a qualidade do leite materno.

Período pós-cirúrgico

O resguarde pós-cirúrgico também é um fator importante que influencia a amamentação. Isso acontece porque mulheres que precisam amamentar depois da cirurgia, ainda estão perdendo peso. Como consequência, podem não ter energia suficiente para a produção suficiente de leite de qualidade.

Assim, é importante esperar que o peso se estabilize para que a mulher possa engravidar com segurança e, como consequência, amamentar seu bebê de forma apropriada.

Acompanhamento

Qualquer gravidez ou processo de amamentação pós-bariátrica deve ter acompanhamento médico, nutricional e psicológico adequados. Além das implicações já estabelecidas para a mãe, como deficiências nutricionais e variações de peso, o bebê também precisa ser observado de perto, ainda na barriga, por um obstetra para garantir que o crescimento e desenvolvimento sejam adequados.

Também é uma boa ideia, buscar aconselhamento psicológico, para garantir que a experiência da gravidez e da amamentação pós-bariátrica seja agradável e ocorra sem maiores dificuldades.

Mais artigos

Cirurgia Bariátrica: como e por que suplementar?

O número de pessoas com obesidade no Brasil cresceu 67,8% entre 2006 e 2018, segundo dados da Pesquisa de Vigilância de...

Leia mais >

Cirurgia Bariátrica: quem pode fazer?

Segundo dados de uma pesquisa do Ministério da Saúde de 2018, o número de brasileiros obesos cresceu 67,8% entre 2006 e...

Leia mais >

Cirurgia Bariátrica e Vitamina B12

A suplementação correta é capaz de evitar doenças do sistema nervoso, autoimunes e psicológicas Se você pensa em...

Leia mais >